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dc.contributor.authorInterlandi, C.pt_BR
dc.contributor.authorOliveira Santos, L.pt_BR
dc.contributor.editorL. Oliveira Santospt_BR
dc.contributor.editorEduardo Júliopt_BR
dc.contributor.editorJosé Sena Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-02T16:27:29Zpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-10T11:59:21Z-
dc.date.available2021-12-02T16:27:29Zpt_BR
dc.date.available2021-12-10T11:59:21Z-
dc.date.issued2021-11pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1014237-
dc.description.abstractA necessidade de reabilitação de uma ponte pode advir da perda de sua capacidade resistente por sua deterioração ao longo do tempo, pela ocorrência de um acidente ou por uma alteração de requisito normativo, como o aumento da tonelagem permitida para o trânsito de veículos pesados na ponte. A revisão da Norma Brasileira NBR 7187, que estabelece novos requisitos relativamente à resistência sísmica de pontes de betão armado e pré-esforçado, suscita dúvidas sobre a satisfação destes novos requisitos por parte das numerosas obras de arte existentes, projetadas numa conjuntura em que não havia requisitos de resistência sísmica. Algumas ferramentas de verificação da segurança baseadas em métodos probabilísticos têm sido desenvolvidas e, têm como objetivo desenvolver, nos métodos determinísticos, processos mais compatíveis com situações reais de colapso das estruturas, como a abordagem por Segurança Global. Neste contexto propõe-se uma metodologia para a verificação da segurança das obras de arte existentes. Apresenta-se uma proposta de abordagem probabilística que combina o Método da Segurança Global e uma atualização Bayesiana da resistência do betão com uma avaliação da probabilidade de falha em cada etapa da análise, associando índices de fiabilidade e coeficientes de segurança global. São considerados os efeitos da nova ação sísmica, obtidos através de um modelo de análise tridimensional e com verificação da segurança através do método dos coeficientes parciais. A metodologia é aplicada a uma ponte construída em 2018, situada no Nordeste brasileiro, projetada antes de promulgação de normalização sísmica brasileira específica para pontes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherGPBEpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAbordagem Bayesianapt_BR
dc.subjectNormalizaçãopt_BR
dc.subjectSegurança Globalpt_BR
dc.subjectTeoria da Fiabilidadept_BR
dc.titleAvaliação do efeito da nova legislação sísmica brasileira na segurança de pontes de existentespt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoLisboapt_BR
dc.description.pages1351-1361pt_BR
dc.identifier.localLisboapt_BR
dc.description.sectorDE/NOEpt_BR
dc.identifier.conftitleCongresso Reabilitar & Betão Estrutural 2020pt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
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