Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1014184
Title: Aderência de varões de aço nervurados para betão armado. Influência da origem dos varões na distribuição estatística da altura das nervuras
Authors: Baptista, A. M.
Filipe, J.
Louro, A. S.
Keywords: Betão armado;Varões de aço;Nervuras transversais;Altura das nervura
Issue Date: 3-Nov-2021
Publisher: APEE e GPBE
Citation: António Manuel Baptista, João Filipe, Ana S. Louro (2021, novembro). Aderência de varões de aço nervurados para betão armado. Influência da origem dos varões na distribuição estatística da altura das nervuras. Comunicação oral apresentada no Congresso Nacional Reabilitar & Betão Estrutural 2020, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa.
Abstract: A aderência constitui uma das características mecânicas fundamentais dos varões de aço nervurados para o bom desempenho dos elementos de betão armado onde estes varões são utilizados, assegurando a transmissão de esforços entre o betão e as armaduras de aço desses elementos e, consequentemente, o funcionamento conjunto dos dois materiais. O controlo das características de aderência dos varões de aço nervurados é habitualmente realizado através da verificação da geometria das suas nervuras transversais. Em particular, procede-se à avaliação da área relativa das nervuras transversais, fR, com base nos valores de diferentes parâmetros geométricos dessas nervuras. Os estudos sobre a influência relativa dos diferentes parâmetros geométricos que condicionam a aderência dos varões têm revelado que a altura das nervuras transversais, a, é habitualmente o parâmetro que maior contribuição apresenta para a aderência dos varões nervurados. A aplicação de produtos de aço em construções de betão armado em Portugal depende da sua prévia Classificação pelo LNEC. O LNEC assegura ainda o apoio técnico ao controlo periódico do fabrico destes produtos, na sequência das respetivas Ações de Acompanhamento da Certificação. O presente artigo apresenta um estudo estatístico dos valores da altura das nervuras transversais dos varões de aço dos tipos A400 NR, A400 NR SD, A500 ER, A500 NR e A500 NR SD. As respetivas distribuições globais foram obtidas a partir dos resultados experimentais recolhidos pelo LNEC no âmbito do controlo periódico destes varões. Com base nos resultados obtidos apresentam-se os valores médios e os desvios-padrão das distribuições estatísticas globais desta característica geométrica, a, quando avaliada pelos fabricantes ou pelo LNEC. Além disso, a fim de ilustrar as diferenças entre as distribuições estatísticas da altura das nervuras de varões provenientes de diversas origens, são apresentados, para cada tipo de varão, exemplos de distribuições referentes, cada uma delas, a um único fabricante.
URI: https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1014184
ISBN: 978-989-53078-1-4
Appears in Collections:DE/NCE - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.