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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1014042
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Roque, C. A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Jalayer, M. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T15:09:09Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T16:46:38Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T15:09:09Z | pt_BR |
dc.date.available | 2021-12-02T16:46:38Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1014042 | - |
dc.description.abstract | A análise de dados de sinistralidade rodoviária tem sido usada para orientar políticas conducentes à melhoria da segurança rodoviária, bem como para melhorar a conceção e o dimensionamento de estradas e veículos. As metodologias estatísticas atualmente aplicadas à informação registada sobre sinistralidade permitem o desenvolvimento de modelos de estimativa de frequência dos acidentes e modelos explicativos da gravidade dos mesmos, capazes de serem usados para determinar com rigor a influência de múltiplos fatores na frequência e gravidade das lesões resultantes dos acidentes rodoviários. Outrossim, é possível aprofundar o conhecimento existente sobre os fatores acima mencionados, recorrendo a outras abordagens metodológicas. Neste contexto, é possível estudar o tempo decorrido (ou a distância percorrida) até à ocorrência de um evento ou a duração do mesmo. Dados como estes, são referidos na literatura como dados de duração, e podem ser analisados através de modelos de duração baseados em risco (Hazard-based duration models), os quais têm sido amplamente utilizados em campos como a medicina, as ciências sociais e a engenharia industrial. Contudo, são escassos os estudos que aplicaram modelos de duração à segurança rodoviária. Através do desenvolvimento destes modelos, o estudo reportado na presente comunicação permitiu identificar o efeito de diversos fatores na distância percorrida por um veículo descontrolado após sair da faixa de rodagem e embater num obstáculo perigoso presente na área adjacente à faixa de rodagem. Este estudo demonstra que os modelos de duração são adequados à investigação das distâncias percorridas por veículos descontrolados em despistes. Os resultados obtidos podem contribuir para a melhoria das características da área adjacente à faixa de rodagem e para a implementação de medidas mais eficientes para mitigar a gravidade dos despistes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro Rodoviário Português | pt_BR |
dc.rights | restrictedAccess | pt_BR |
dc.subject | Modelo de duração | pt_BR |
dc.subject | Despiste | pt_BR |
dc.subject | Modelo Cox | pt_BR |
dc.subject | Área adjacente à faixa de rodagem | pt_BR |
dc.title | Aplicação de modelos de duração à segurança rodoviária: o caso particular dos despistes. | pt_BR |
dc.type | workingPaper | pt_BR |
dc.description.sector | DT/NPTS | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | 9º Congresso Rodoviário Português | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | SIM | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | SIM | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | NAO | pt_BR |
Appears in Collections: | DT/NPTS - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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