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Title: Extensão do molhe norte do Porto de Leixões: modelação física de um navio amarrado no posto A
Authors: Pinheiro, L.
Pedro, F.
Abdelwahab, H.S.
Fortes, C. J. E. M.
Santos, J. A.
Capitão, R.
Keywords: Scale model;Moored ship;Constitutive relations;Motions measurement
Issue Date: Mar-2020
Publisher: APRH
Citation: DOI 10.5894/rh41n1-cti2
Abstract: O Porto de Leixões, localizado na costa norte de Portugal, é um dos maiores do país, recebendo diariamentevários navios de grandes dimensões. Um dos principais postos de acostagem situa-se à entrada do porto e encontra-se sujeito à agitação marítima que é difratada pelo olhe principal de proteção do porto. Para avaliar dos movimentos induzidos no navio estacionado nesse posto de acostagem e as forças exercidas nas suas amarras e defensas pela agitação incidente, utilizou-se o modelo físico de Leixões, construído num dos tanques do LNEC. Neste modelo físico, encontra-se representada a envolvente do porto de Leixões, assim como a sua batimetria. O modelo do navio “Esso Osaka” tem um comprimento de 3,43 m, uma boca de 0,53 m e um calado máximo de 0,23 m. A medição da elevação da superfície livre foi realizada com um conjunto de sondas resistivas. Os movimentos do “Esso Osaka” foram medidos segundo os seis graus de liberdade com recurso a um Sistema ótico de medição de movimentos, Optitrack™. Efetuou-se ainda a determinação das forças nas amarras e defensas com recurso a células de carga. Foram efetuados um conjunto de ensaios com o navio “Esso Osaka” para diferentes períodos de onda e alturas de onda incidente. Neste artigo descrevem-se os ensaios realizados e os resultados obtidos.
URI: https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1013425
ISSN: ISSN 0870-1741
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