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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1010221
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Fortunato, A. B. | pt_BR |
dc.contributor.author | Freire, P. | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira , F. | pt_BR |
dc.contributor.author | Azevedo, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinheiro, L. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-02T12:50:52Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-06T16:42:29Z | - |
dc.date.available | 2018-01-02T12:50:52Z | pt_BR |
dc.date.available | 2018-03-06T16:42:29Z | - |
dc.date.issued | 2017-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1010221 | - |
dc.description.abstract | Caracteriza-se a dinâmica sedimentar na zona do Porto de Leixões e avalia-se o impacte do prolongamento do quebra-mar norte através da análise de dados de campo e de resultados de modelos numéricos. Sedimentos provenientes do rio Leça depositam-se maioritariamente na zona montante do porto. As melhores condições de abrigo aumentarão esta deposição, reduzindo a sedimentação a jusante. Na zona costeira, o abrigo proporcionado pelos quebramares dificulta a mobilização de areia e o seu transporte para o interior do porto. No entanto, forma-se por vezes uma corrente de deriva de sul para norte que é parcialmente capturada pelo porto durante a enchente, podendo transportar areias muito finas para o interior do porto. O prolongamento do quebra-mar dificultará a entrada no porto de areias finas e médias de origem marítima, mas reforçará a captura da deriva litoral pelo quebra-mar norte, potenciando a entrada de areias muito finas no porto. A praia de Matosinhos irá rodar no sentido anti-horário. A médio prazo, a acumulação de areia junto ao quebra-mar sul poderá assorear o canal de acesso, e a erosão a sul poderá fomentar galgamentos na praia. Finalmente, penetra areia no porto através do quebra-mar norte em situações energéticas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | PIANC | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Porto de Leixões | pt_BR |
dc.title | Impacte do prolongamento do quebra-mar norte do porto de Leixões na dinâmica sedimentar | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.description.pages | 14p | pt_BR |
dc.identifier.local | LNEC - Lisboa | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NEC | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | 9as Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | NAO | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | NAO | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NEC - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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