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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1006741
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Fabião, J. | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Jacob, J. | pt_BR |
dc.contributor.author | Cravo, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardeira, S. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortunato, A. B. | pt_BR |
dc.contributor.author | Azevedo, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Bruneau, N. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-16T09:24:15Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-13T12:11:53Z | - |
dc.date.available | 2014-12-16T09:24:15Z | pt_BR |
dc.date.available | 2017-04-13T12:11:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-03 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1006741 | - |
dc.description.abstract | A Ria Formosa é um sistema lagunar localizado no Sul de Portugal, sendo um ecossistema de elevada produtividade biológica e diversidade ecológica. A caracterização dos padrões de circulação e de transporte na Ria Formosa, em particular as trocas com o oceano adjacente através das barras, a influência das marés e de outros forçamentos ambientais, são essenciais para a compreensão da dinâmica deste ecossistema. Os dados adquiridos nas campanhas do projecto COALA permitiram validar o modelo hidrodinâmico SELFE, que mostrou uma boa capacidade de representar os padrões de circulação da Ria. A circulação e o transporte foram analisados com o modelo lagrangeano VELApart, simulando cenários sujeitos a diferentes forçamentos (vento, batimetria e caudais de água doce). Os resultados sugerem uma influência significativa da direcção do vento e da batimetria na quantidade de partículas exportadas para o exterior a escalas temporais curtas, a qual depende da barra de origem das partículas. Existe também uma influência do vento e da batimetria nas barras pelas quais as partículas são exportadas e na sua distribuição espacial. Estes resultados, complementados com os dados obtidos nas campanhas do projecto COALA, contribuirão para melhorar o conhecimento da dinâmica de trocas entre a Ria e a zona costeira adjacente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Batimetria | pt_BR |
dc.subject | Descargas de água doce | pt_BR |
dc.subject | Malhas não estruturadas | pt_BR |
dc.subject | Modelação numérica | pt_BR |
dc.subject | Modelos lagrangeanos | pt_BR |
dc.subject | Vento | pt_BR |
dc.title | A influência dos forçamentos na circulação e no transporte na Ria Formosa | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.description.pages | 16pp | pt_BR |
dc.description.comments | Seminário / 12º Congresso da Água | pt_BR |
dc.identifier.local | Lisboa, Portugal | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NEC | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NEC - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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File | Description | Size | Format | |
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fabiaoetal_2014_CA-1.pdf | Documento principal | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
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