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dc.contributor.authorPoseiro, P.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, J. A.pt_BR
dc.contributor.authorFortes, C. J. E. M.pt_BR
dc.contributor.authorReis, M. T.pt_BR
dc.contributor.authorCraveiro, J.pt_BR
dc.date.accessioned2013-11-03T18:56:47Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-20T13:36:44Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-13T08:32:47Z-
dc.date.available2013-11-03T18:56:47Zpt_BR
dc.date.available2014-10-20T13:36:44Zpt_BR
dc.date.available2017-04-13T08:32:47Z-
dc.date.issued2013-10pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1005345-
dc.description.abstractA avaliação do risco de ocorrência de galgamentos/inundações de zonas costeiras e portuárias tem grande relevância para a segurança e gestão destas zonas. Com efeito, tais galgamentos/inundações podem provocar distúrbios graves nas operações de carga e descarga, assim como danos avultados nas infraestruturas, impactos ambientais severos, ou até perda de vidas humanas. Esta comunicação tem como objetivo contribuir para a análise das consequências da ocorrência de galgamentos/inundações no contorno da baía da Praia da Vitória, localizada na Ilha Terceira, Açores. Este contorno inclui a proteção marginal da baía em frente à cidade da Praia da Vitória e os terminais do porto. A análise a efetuar apoia-se no sistema integrado de modelação numérica em engenharia portuária e costeira HIDRALERTA (Zózimo et al., 2008, Neves et al., 2009). Trata-se de um sistema implementado em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica), que tem vindo a ser desenvolvido no LNEC no âmbito de um projeto homónimo de investigação científica e do qual resultará uma ferramenta de alerta da ocorrência de galgamentos/inundações em zonas costeiras e portuárias. Para analisar as consequências na zona de estudo, consideraram-se vários indicadores espaciais a que se fizeram corresponder diferentes níveis de informação (layers) num SIG. Atribuíram-se diferentes pesos a cada um dos indicadores com base no Processo de Análise Hierárquica (AHP), que mostrou ser um método multicritério simples de aplicar. As propriedades de cada indicador também exigiram a atribuição de diferentes pesos, pelo que se realizou a reclassificação dessas propriedades a partir de uma escala de importância relativa (de 1 a 9), segundo aquele método. O mapa de consequências obteve-se pela combinação dos diferentes indicadores e das suas propriedades com os pesos definidos, através da ferramenta, Weighted Overlay, disponível no ArcGIS.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleAplicação do processo de análise hierárquica (AHP) à análise das consequências de ocorrência de galgamentos. O caso da baía da Praia da Vitóriapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.figures18pt_BR
dc.description.tables13pt_BR
dc.description.pages22ppt_BR
dc.identifier.seminario8ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuáriapt_BR
dc.identifier.localLNEC, Lisboapt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.description.year2013pt_BR
dc.description.data10 e 11 de outubropt_BR
Appears in Collections:DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista

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