Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005144
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, R. | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinto, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Pina dos Santos, C. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-08-29T09:17:58Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T13:29:18Z | - |
dc.date.available | 2013-08-29T09:17:58Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-09T13:29:18Z | - |
dc.date.issued | 2013-03 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1005144 | - |
dc.description | Este registo pertence ao Repositório Científico do LNEC | - |
dc.description.abstract | Ao abrigo do programa MIT-Portugal desenvolveu-se um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) denominado “Net Zero Energy School – Reaching the Community” (Ref.ª MIT-Pt/SESSUES/ 0037/2008), no qual participam o Instituto Superior Técnico (IST), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Instituto de Ciências Sociais (ICS). Um dos objetivos deste projeto é avaliar o impacte de ações, ativas e passivas, na melhoria das condições de conforto ambiente e de eficiência energética implementadas numa escola “tradicional”. Numa primeira fase do projeto de investigação em curso, procedeu-se à caracterização da escola antes da intervenção, com a realização de diversos levantamentos pontuais das condições ambientes interiores. Após o início da intervenção de reabilitação da escola executaram-se novas campanhas de medições com o intuito de avaliar o impacte resultante das obras de reabilitação da escola. Com vista a minimizar situações assinaladas de desconforto térmico dos alunos e de má qualidade do ar interior nas salas de aula, procedeu-se à simulação computacional dinâmica do bloco H+I. Na simulação dinâmica foram estudados vários cenários de intervenção ao longo do ano, avaliando o potencial de medidas ativas e passivas na melhoria do conforto térmico dos alunos e da qualidade do ar interior das salas de aula. Com base nos resultados da simulação dinâmica, tentou-se traçar uma linha orientadora de medidas passivas e de alterações comportamentais dos utentes da escola, que conduza à melhoria das condições de conforto, sem comprometer as questões económicas e de sustentabilidade. No presente documento apresenta-se a análise dos resultados obtidos da simulação dinâmica do comportamento térmico da escola. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | LNEC | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | RELATÓRIO 265/2013 – CD/ES; | pt_BR |
dc.rights | openAccess | - |
dc.title | Net Zero Energy School – Reaching the Community - Escola Secundária Vergílio Ferreira Simulação computacional dinâmica do comportamento térmico e de cenários de melhoria do conforto ambiente do bloco H+I | pt_BR |
dc.type | report | pt_BR |
dc.identifier.localedicao | LNEC | pt_BR |
dc.description.figures | 17 | pt_BR |
dc.description.tables | 6 | pt_BR |
dc.description.pages | 40pp | pt_BR |
dc.description.comments | Projecto MIT-Pt/SES-SUES/0037/2008 / NÃO CONFIDENCIAL | pt_BR |
dc.description.sector | CD/ES | pt_BR |
dc.identifier.proc | 5101/14/17250 | pt_BR |
Appears in Collections: | CD - Relatórios Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel 265_13 dspace.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.