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dc.contributor.authorPereira, E. V.pt_BR
dc.contributor.authorSalta, M. M.pt_BR
dc.date.accessioned2013-01-16T11:34:30Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-20T16:31:34Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-13T11:01:39Z-
dc.date.available2013-01-16T11:34:30Zpt_BR
dc.date.available2014-10-20T16:31:34Zpt_BR
dc.date.available2017-04-13T11:01:39Z-
dc.date.issued2012-11-05pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1004374-
dc.description.abstractA corrosão das armaduras é um dos principais mecanismos de degradação das estruturas de betão armado sobretudo em ambiente marítimo. O conhecimento atual sobre as causas de corrosão e sobre as formas de atuação para minimizar a sua ocorrência encontra-se já bastante difundido no meio nacional. Ao nível internacional e também nacional, assiste-se atualmente ao aperfeiçoamento de modelos de previsão do comportamento a longo prazo de estruturas danificadas com corrosão das armaduras e ao desenvolvimento de diferentes materiais de reparação e de metodologias de prevenção da corrosão. Este esforço tem sido acompanhado pelo desenvolvimento de diferentes métodos experimentais de medição de parâmetros relevantes para a degradação do aço embebido no betão. Este tipo de métodos aplica-se quer para a medição de características do betão de recobrimento, enquanto meio de proteção das armaduras face ao ambiente de exposição, quer à medição de parâmetros relevantes para a evolução da degradação das armaduras como, por exemplo, a velocidade de corrosão. A abordagem convencional para o diagnóstico de processo de contaminação do betão com agentes agressivos consiste na análise química de amostras retiradas das estruturas. No caso de deterioração relacionada com a corrosão das armaduras é habitualmente avaliada a profundidade de carbonatação e/ou o perfil de cloretos. São também usadas técnicas de inspeção semi-destrutivas que utilizam sondas externas colocadas na superfície do betão. Outra abordagem que tem vindo a ser desenvolvida consiste na introdução de sensores embebidos no betão de recobrimento durante a fase de construção ou na sequência de trabalhos de reparação. Este tipo de sensores, desenhados de modo a medir os parâmetros relevantes para a durabilidade, são habitualmente ligados a sistemas de aquisição automática de dados. O LNEC tem vindo a desenvolver diversos sistemas de monitorização baseados em sensores que permitem detetar, em tempo real, a progressão da penetração de agentes agressivos no betão de recobrimento, o início da corrosão do aço embebido no betão e a sua velocidade de degradação. Embora estes sistemas necessitem de manutenção e acompanhamento continuado permitem, sem necessidades de criação de meios próprios adicionais para acessibilidade, não só acompanhar a evolução dos processos de degradação como também acionar soluções de reparação/reabilitação e avaliar a sua eficácia, constituindo assim importantes ferramentas disponíveis na aplicação de modelos de previsão de vida útil e na otimização das operações de manutenção e reparação de estruturas betão armado, sobretudo em ambientes de elevada agressividade ambiental. Nesta comunicação exemplificam-se as potencialidades deste tipo de sistemas com a apresentação de resultados de obras instrumentadas pelo LNEC.pt_BR
dc.publisherLNECpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMonitorização da corrosãopt_BR
dc.subjectSensores de corrosãopt_BR
dc.subjectVelocidade de corrosão no betão armadopt_BR
dc.titleSistemas permanentes para a monitorização da durabilidade em estruturas de betão armadopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoLNECpt_BR
dc.identifier.seminarioJornadas LNEC 2012 - Mobilidade e gestão de infraestruturas de transportept_BR
dc.identifier.localLNECpt_BR
dc.description.sectorDM/NMMpt_BR
dc.identifier.proc0204/11/17691pt_BR
dc.description.year2012pt_BR
dc.description.data5-7 de novembropt_BR
Appears in Collections:DM/NMM - Comunicações a congressos e artigos de revista

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