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dc.contributor.authorMendonça, A. C.pt_BR
dc.contributor.authorLosada, M. A.pt_BR
dc.contributor.authorReis, M. T.pt_BR
dc.contributor.authorNeves, M. G.pt_BR
dc.contributor.authorFigueira, P.pt_BR
dc.contributor.authorAfonso, C.pt_BR
dc.date.accessioned2012-06-21T13:46:05Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-20T13:35:28Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-13T09:10:05Z-
dc.date.available2012-06-21T13:46:05Zpt_BR
dc.date.available2014-10-20T13:35:28Zpt_BR
dc.date.available2017-04-13T09:10:05Z-
dc.date.issued2011-10pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1003570-
dc.description.abstractO projecto convencional de emissários submarinos, que inclui concepção, dimensionamento, construção, exploração, manutenção e reparação, não se baseia numa avaliação de riscos explícita e sistemática e os métodos de dimensionamento destas estruturas são de natureza determinística. No entanto, o projecto destas obras é muito complexo, dispendioso e estão-lhe associadas inúmeras incertezas relacionadas, por exemplo, com o carácter aleatório das solicitações actuantes (e.g. ondas, correntes), os modelos utilizados para representar a realidade (e.g. modelos físicos/numéricos), etc. Como tal, é necessário que se utilizem metodologias que permitam considerar a aleatoriedade e as incertezas existentes e incorporar o máximo de conhecimento e de dados disponíveis, e que possibilitem uma gestão dos riscos associados e permitam optimizar o custo do projecto. Uma abordagem de gestão de riscos, baseada em métodos probabilísticos e de optimização (que entram em linha de conta com a probabilidade de falha das estruturas e suas consequências), dá resposta a estas necessidades, sendo o objecto do presente estudo. Pretende-se assim: (1) a realização de um inventário de riscos associado com o projecto de emissários e identificação do modo de falha destas estruturas; (2) estabelecimento de uma metodologia para aplicar técnicas probabilísticas e de optimização ao projecto; e (3) desenvolvimento de ferramentas computacionais para o dimensionamento probabilístico e optimizado das estruturas, que resultará num conjunto de recomendações a ser aplicado a estes projectos. A metodologia utilizada no presente estudo baseia-se nas Recomendações da ROM 0.0 (2002), onde estão classificadas as estruturas marítimas em termos da sua natureza intrínseca geral e operacional, avaliando-se as consequências económicas, sociais e ambientais em caso de falha grave ou paragem operativa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEmissários submarinospt_BR
dc.subjectAvaliação de riscospt_BR
dc.subjectEstados limitespt_BR
dc.subjectModos de falhapt_BR
dc.titleIncorporação da avaliação probabilística de riscos e de métodos de optimização no projecto de emissários submarinospt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.figures4pt_BR
dc.description.tables8pt_BR
dc.description.pages16ppt_BR
dc.identifier.seminario7as Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária_JPECP_2011pt_BR
dc.identifier.localPorto, Portugalpt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.description.year2011pt_BR
dc.description.data6 e 7 de Outubropt_BR
Appears in Collections:DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista

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