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dc.contributor.authorMimoso, J.pt_BR
dc.contributor.editorDelgado Rodrigues, José; Pereira, Silviapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-13T11:54:54Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-20T15:57:30Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-13T09:54:04Z-
dc.date.available2012-01-13T11:54:54Zpt_BR
dc.date.available2014-10-20T15:57:30Zpt_BR
dc.date.available2017-04-13T09:54:04Z-
dc.date.issued2011-11-25pt_BR
dc.identifier.citationActas do simpósio "Património em Construção", Série RNI 84, LNEC, Lisboa, 2011pt_BR
dc.identifier.isbn978-972-49-2231-7pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1003039-
dc.description.abstractA Sociedade Propaganda de Portugal foi uma associação de carácter privado fundada em 1906 para fomentar a divulgação do País, em particular através do turismo. Em 1909 pediu a integração numa organização internacional afim que passou a chamar-se Federação Franco-Hispano-Portuguesa dos Sindicatos de Iniciativa e de Propaganda, ficando combinado que o IV Congresso anual desta federação, a realizar em 1911, decorresse em Lisboa, como veio efectivamente a suceder de 12 a 15 de Maio desse ano. A importância desta Sociedade não pode ser minimizada no contexto nacional. Na verdade, se era fácil com base em princípios defender a primazia da conservação do património construído enquanto memória, já era muito mais difícil fazê-lo numa base puramente económica. E, como apontava Alexandre Herculano, “as paixões são mais enérgicas do que as reminiscências; as aspirações que as saudades” [1]. São as promitentes receitas do turismo que permitem completar a equação económica e defender vantajosamente o interesse da Conservação em qualquer base. O “IV Congresso do Turismo” é, algo arbitrariamente, considerado a origem do turismo nacional, que assim comemora o centenário no ano em curso. No entanto foi importante por muitas outras razões, incluindo o facto de ter sido passado como um reconhecimento da jovem República por parceiros europeus, antes dos reconhecimentos oficiais que tardaram ainda alguns meses, tendo aguardado pela aprovação parlamentar da nova Constituição. Também constituiu um areópago cujas recomendações, verbais ou escritas, foram ouvidas e seguidas A Sociedade Propaganda de Portugal preparou para esse congresso um cuidado opúsculo de 95 páginas [2], que constitui um interessante guia reflectindo a óptica de então sobre o que deveria ser visto numa visita turística aos principais destinos no território continental. A comunicação irá percorrer esse Guia, comparando-o com publicações afins anteriores e posteriores. 1- Alexandre Herculano, “Opusculos- Tomo II”, Quarta Edição pág. 8, Lisboa, 1907; 2- Sociedade Propaganda de Portugal, “Guide Panoramique – offre au IVième Congrès de Tourisme”, Lisboa, Maio 1911.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherLaboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)pt_BR
dc.relation.ispartofseriesReuniões nacionais e Internacionais;RNI 84pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPatrimónio construidopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectRepúblicapt_BR
dc.subjectPromoção turísticapt_BR
dc.subjectCongresso do turismo 1911pt_BR
dc.titleTurismo e património num folheto de 1911pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoLisboapt_BR
dc.description.figures5pt_BR
dc.description.tables0pt_BR
dc.description.pages8pps (391-398)pt_BR
dc.identifier.seminarioSimpósio "Património em Construção- contextos para a sua preservação"pt_BR
dc.identifier.localLNEC, Lisboapt_BR
dc.identifier.localizacaoLivro de Actas do Congressopt_BR
dc.description.sectorDM/NPCpt_BR
dc.description.year2011pt_BR
dc.description.data25 e 26 de Novembropt_BR
Appears in Collections:DM/NMC - Comunicações a congressos e artigos de revista

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