Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1002714
Title: | Das metodologias visuais à uma perspectiva interdisciplinar de abordagem das práticas sociais |
Authors: | Menezes, M. |
Keywords: | Metodologias visuais;Práticas sociais;Espaço público urbano;Intervenção social |
Issue Date: | Jul-2011 |
Publisher: | Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS e Universidade Federal do Paraná (UPR) |
Citation: | Menezes, Marluci (2011). Das metodologias visuais à uma perspectiva interdisciplinar de abordagem das práticas sociais. In Anais do XV CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA , CURITIBA, UFPR, 26 A 29 DE JULH O DE 2011 |
Series/Report no.: | http://www.sistemasmart.com.br/sbs2011/arquivos/30_6_2011_15_52_58.pdf; |
Abstract: | Com o intuito de analisar as práticas de migrantes em espaço público urbano para assim melhor compreender o processo de construção de paisagens culturais e urbanas contemporâneas, uma equipa interdisciplinar de pesquisa desenvolveu um estudo exploratório que essencialmente recorreu às metodologias visuais de abordagem e análise da informação. O estudo foi desenvolvido numa Praça da área metropolitana de Lisboa. Neste estudo, visou-se identificar algumas das características de uso e apropriação do espaço público por imigrantes brasileiros. Recorrendo aos resultados deste estudo e às reflexões desenvolvidas a posteriori, propomo-nos discutir sobre o potencial que as metodologias visuais detém no: 1) aprofundar da compreensão da relação entre práticas sociais, espaço e planeamento; 2) desenvolvimento e consolidação de um trabalho interdisciplinar de abordagem, análise e intervenção. |
URI: | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1002714 |
Appears in Collections: | DED/NUT - Comunicações a congressos e artigos de revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
resumo MM_TEXTO_SBS 2011.pdf | 52.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.