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dc.contributor.authorPinheiro, L.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, J. A.pt_BR
dc.contributor.authorFortes, C. J. E. M.pt_BR
dc.contributor.authorFernandes, J. L. M.pt_BR
dc.date.accessioned2011-10-13T14:03:49Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-20T13:36:40Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-13T11:45:55Z-
dc.date.available2011-10-13T14:03:49Zpt_BR
dc.date.available2014-10-20T13:36:40Zpt_BR
dc.date.available2017-04-13T11:45:55Z-
dc.date.issued2011-10pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1002591-
dc.description.abstractNesta comunicação descreve-se uma ferramenta numérica capaz de caracterizar a resposta dum navio amarrado no interior dum porto sujeito à acção da agitação marítima. Para este efeito utilizam-se previsões de estados de mar ao largo do porto em questão que são propagados para o seu interior com um modelo numérico do tipo Boussinesq capaz de simular efeitos complexos como a refracção, difracção, reflexão parcial, interacções não lineares, dissipação de energia devida ao atrito de fundo e rebentação das ondas. O modelo é o BOUSSWMH (BOUSSinesq Wave Model for Harbours, Pinheiro et al. (2011), e permite uma descrição precisa da evolução de estados de mar reais em zonas abrigadas de profundidade variável. As interacções entre ondas e estruturas flutuantes são modeladas com recurso ao pacote MOORNAV, Santos 1994 que utiliza dois modelos: WAMIT (Korsemeyer et al., 1988) que determina com o método dos painéis a resposta do navio livre sujeito a ondas monocromáticas unidireccionais; e BAS (Mynett et al. 1985) que monta e resolve, no domínio do tempo, as equações de movimento de um navio amarrado no posto de acostagem levando em conta as séries temporais das forças devidas às ondas incidentes no navio, as funções de resposta a impulso do navio e as relações constitutivas dos elementos do sistema de amarração. Descrevem-se os modelos numéricos BOUSS-WMH, WAMIT e BAS e a forma como os resultados são transferidos entre eles e apresenta-se uma aplicação desta ferramenta integrada a um navio amarrado num porto esquemático sujeito a quatro estados de mar diferentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectNavio amarradopt_BR
dc.subjectAgitação marítimapt_BR
dc.subjectPortospt_BR
dc.titleComportamento dum navio no interior dum porto sujeito a diversos estados de marpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.figures18pt_BR
dc.description.tables1pt_BR
dc.description.pages20ppt_BR
dc.identifier.seminario7as Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária_JPECP_2011pt_BR
dc.identifier.localPorto, Portugalpt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.description.year2011pt_BR
dc.description.data6 e 7 de Outubropt_BR
Appears in Collections:DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista

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