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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1002198
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Rodrigues, S. | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, J. A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Lemos, R. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-06-27T15:27:39Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-20T13:39:03Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-13T09:59:27Z | - |
dc.date.available | 2011-06-27T15:27:39Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-20T13:39:03Z | pt_BR |
dc.date.available | 2017-04-13T09:59:27Z | - |
dc.date.issued | 2011-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1002198 | - |
dc.description.abstract | No interior de um porto, a agitação marítima pode originar movimentos verticais de grande amplitude nos navios em manobra levando ao encalhe ou mesmo ao naufrágio desses navios, dependendo dos fundos do porto e da sua capacidade para danificar o casco do navio. Considerando linear a interacção do navio com as ondas, é possível, partindo da função resposta em frequência do navio, definida como a amplitude do movimento vertical estacionário de um ponto seleccionado no navio sujeito a ondas monocromáticas, determinar o espectro da resposta do navio a partir do espectro da agitação incidente no navio. A mesma assumpção de linearidade permite levar em conta a velocidade não nula do avanço do navio modificando a frequência de encontro de cada uma das componentes do espectro. Nesta comunicação, apresentam-se os resultados obtidos com a modelação numérica da interacção da agitação incidente na entrada do porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, com o “N/M Fernão Gomes”, um navio com comprimento de 114 m, uma boca de 19 m e um calado de 7 m, e avalia-se a possibilidade desse estado de agitação induzir movimentos excessivos do navio em manobra. O modelo numérico WAMIT [1], foi utilizado para determinar a função resposta em frequência do “N/M Fernão Gomes” tendo-se analisado a influência nos resultados obtidos, não só da profundidade da zona onde o navio se desloca mas também da velocidade de avanço do mesmo | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Resposta de navios | pt_BR |
dc.subject | Movimentos verticais | pt_BR |
dc.subject | Agitação marítima | pt_BR |
dc.title | Interacção da agitação marítima com navios em manobra na entrada de portos | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.description.figures | 10 | pt_BR |
dc.description.tables | 3 | pt_BR |
dc.description.pages | 17p | pt_BR |
dc.identifier.seminario | Congresso de Métodos Numéricos em Engenharia 2011 - CMNE | pt_BR |
dc.identifier.local | Coimbra, Portugal | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NPE | pt_BR |
dc.description.year | 2011 | pt_BR |
dc.description.data | 14 a 17 de Junho | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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File | Description | Size | Format | |
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