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dc.contributor.authorNeves, D. R.pt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, S.pt_BR
dc.contributor.authorVieira, A. S.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, J. A.pt_BR
dc.contributor.authorFortes, C. J. E. M.pt_BR
dc.contributor.authorReis, M. T.pt_BR
dc.contributor.authorSimões, A.pt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, E. B.pt_BR
dc.date.accessioned2011-06-21T13:46:06Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-20T13:37:23Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-13T08:53:43Z-
dc.date.available2011-06-21T13:46:06Zpt_BR
dc.date.available2014-10-20T13:37:23Zpt_BR
dc.date.available2017-04-13T08:53:43Z-
dc.date.issued2011-04pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1002188-
dc.description.abstractO sistema integrado para a simulação da agitação marítima em zonas portuárias e costeiras, GUIOMAR, foi desenvolvido no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) com base no software comercial de Informação Geográfica, ArcGISTM. Neste trabalho descreve-se a aplicação deste sistema na avaliação do risco para a navegação em zonas portuárias. Criou-se um conjunto de procedimentos automáticos que implementam uma metodologia de avaliação do risco para a navegação, com base na altura do movimento vertical de um navio induzida pela agitação marítima incidente ao longo da sua trajectória. Nesta metodologia considera- -se o grau de risco como o produto do grau atribuído à probabilidade de ocorrência de movimentos verticais que ultrapassam um limiar pré-estabelecido pelo grau atribuído às consequências dessa excedência. A metodologia foi testada no porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores. Assim, partindo das características da agitação marítima previstas no interior do porto com recurso aos modelos numéricos de propagação de ondas (SWAN e DREAMS), para o ano de 2009, determinaram-se as correspondentes alturas significativas dos movimentos verticais do N/M Fernão Gomes, utilizando a função de transferência definida com o modelo WAMIT, para duas trajectórias de entrada ao porto. A aplicação desta nova metodologia considerando as alturas significativas dos movimentos verticais obtidos e um limiar pré-estabelecido (0.5 m) permitiu construir mapas de risco ao longo das duas trajectórias do navio no interior do porto . Este trabalho constitui mais um passo na criação de um sistema de suporte à decisão para a navegação portuáriapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação de riscopt_BR
dc.subjectNavegaçãopt_BR
dc.subjectSistemas de informação geográficapt_BR
dc.subjectGuiomarpt_BR
dc.subjectPorto da praia da vitóriapt_BR
dc.titleAvaliação do risco para a navegação em zonas portuárias. Avanços na constituição de um sistema de suporte à decisãopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.figures10pt_BR
dc.description.tables7pt_BR
dc.description.pages19ppt_BR
dc.identifier.seminarioVI Congresso sobre planeamento e gestão das zonas costeiras dos países de expressão portuguesa CPGZC2011pt_BR
dc.identifier.localIlha da Boavista, Cabo Verdept_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.description.year2011pt_BR
dc.description.data4 a 8 de Abrilpt_BR
Appears in Collections:DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista

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