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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1002188
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Neves, D. R. | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, S. | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, A. S. | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, J. A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortes, C. J. E. M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, M. T. | pt_BR |
dc.contributor.author | Simões, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Azevedo, E. B. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-06-21T13:46:06Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-20T13:37:23Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-13T08:53:43Z | - |
dc.date.available | 2011-06-21T13:46:06Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-20T13:37:23Z | pt_BR |
dc.date.available | 2017-04-13T08:53:43Z | - |
dc.date.issued | 2011-04 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1002188 | - |
dc.description.abstract | O sistema integrado para a simulação da agitação marítima em zonas portuárias e costeiras, GUIOMAR, foi desenvolvido no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) com base no software comercial de Informação Geográfica, ArcGISTM. Neste trabalho descreve-se a aplicação deste sistema na avaliação do risco para a navegação em zonas portuárias. Criou-se um conjunto de procedimentos automáticos que implementam uma metodologia de avaliação do risco para a navegação, com base na altura do movimento vertical de um navio induzida pela agitação marítima incidente ao longo da sua trajectória. Nesta metodologia considera- -se o grau de risco como o produto do grau atribuído à probabilidade de ocorrência de movimentos verticais que ultrapassam um limiar pré-estabelecido pelo grau atribuído às consequências dessa excedência. A metodologia foi testada no porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores. Assim, partindo das características da agitação marítima previstas no interior do porto com recurso aos modelos numéricos de propagação de ondas (SWAN e DREAMS), para o ano de 2009, determinaram-se as correspondentes alturas significativas dos movimentos verticais do N/M Fernão Gomes, utilizando a função de transferência definida com o modelo WAMIT, para duas trajectórias de entrada ao porto. A aplicação desta nova metodologia considerando as alturas significativas dos movimentos verticais obtidos e um limiar pré-estabelecido (0.5 m) permitiu construir mapas de risco ao longo das duas trajectórias do navio no interior do porto . Este trabalho constitui mais um passo na criação de um sistema de suporte à decisão para a navegação portuária | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de risco | pt_BR |
dc.subject | Navegação | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de informação geográfica | pt_BR |
dc.subject | Guiomar | pt_BR |
dc.subject | Porto da praia da vitória | pt_BR |
dc.title | Avaliação do risco para a navegação em zonas portuárias. Avanços na constituição de um sistema de suporte à decisão | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.description.figures | 10 | pt_BR |
dc.description.tables | 7 | pt_BR |
dc.description.pages | 19p | pt_BR |
dc.identifier.seminario | VI Congresso sobre planeamento e gestão das zonas costeiras dos países de expressão portuguesa CPGZC2011 | pt_BR |
dc.identifier.local | Ilha da Boavista, Cabo Verde | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NPE | pt_BR |
dc.description.year | 2011 | pt_BR |
dc.description.data | 4 a 8 de Abril | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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