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dc.contributor.authorNeves, D. R.pt_BR
dc.contributor.authorFortes, C. J. E. M.pt_BR
dc.contributor.authorReis, M. T.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, J. A.pt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, S.pt_BR
dc.contributor.authorRaposeiro, P.pt_BR
dc.date.accessioned2011-06-21T12:58:57Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-20T13:37:17Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-13T08:58:15Z-
dc.date.available2011-06-21T12:58:57Zpt_BR
dc.date.available2014-10-20T13:37:17Zpt_BR
dc.date.available2017-04-13T08:58:15Z-
dc.date.issued2010-02pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1002184-
dc.description.abstractO presente trabalho descreve a primeira abordagem do sistema integrado de modelação da agitação marítima, GUIOMAR, na avaliação do risco para a navegação em zonas portuárias. Foi criado um conjunto de procedimentos automáticos que implementa uma metodologia de avaliação do risco para a navegação, com base na amplitude da componente vertical do movimento de um navio ao longo da sua trajectória provocado pela agitação incidente no navio. Para tal, utilizaram-se os registos do período de 1988 a 2002 da bóia-ondógrafo localizada ao largo do porto de Sines e transferiram-se esses registos para o interior do porto, utilizando dois modelos numéricos de propagação e deformação da agitação marítima (SWAN e DREAMS), inseridos no próprio sistema GUIOMAR. Com base nas condições de agitação marítima no interior do porto, o modelo numérico WAMIT foi utilizado para o cálculo dos movimentos verticais do navio. Por fim, testou-se o procedimento automático de avaliação do risco para a navegação, que considera que o grau de risco é o produto do grau atribuído à probabilidade de ocorrência de movimentos verticais de um navio que excedem limiares pré-estabelecidos pelo grau atribuído às consequências dessa excedência. O resultado desde trabalho consistiu na criação de mapas de risco para um troço de navegação junto ao molhe oeste do porto de Sines. Os recentes desenvolvimentos contribuem para que o sistema GUIOMAR constitua um sistema fiável, simples e rápido de suporte à tomada de decisão em estudos costeiros e portuáriospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação de riscopt_BR
dc.subjectNavegaçãopt_BR
dc.subjectSistema de informação geográficapt_BR
dc.subjectPorto de sinespt_BR
dc.subjectGuiomarpt_BR
dc.titleAvaliação do risco para a navegação em zonas portuárias utilizando o sistema de informação geográfica GUIOMAR. O caso de Sinespt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.figures12pt_BR
dc.description.tables6pt_BR
dc.description.pages19ppt_BR
dc.identifier.seminarioMyESIG2010, Associação portuguesa de utilizadores de sistemas de informação geográfica (USIG)pt_BR
dc.identifier.localOeiras, Portugalpt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.description.year2010pt_BR
dc.description.dataFevereiropt_BR
Appears in Collections:DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista

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