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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1002184
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Neves, D. R. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortes, C. J. E. M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, M. T. | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, J. A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, S. | pt_BR |
dc.contributor.author | Raposeiro, P. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-06-21T12:58:57Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-20T13:37:17Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-13T08:58:15Z | - |
dc.date.available | 2011-06-21T12:58:57Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-20T13:37:17Z | pt_BR |
dc.date.available | 2017-04-13T08:58:15Z | - |
dc.date.issued | 2010-02 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1002184 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho descreve a primeira abordagem do sistema integrado de modelação da agitação marítima, GUIOMAR, na avaliação do risco para a navegação em zonas portuárias. Foi criado um conjunto de procedimentos automáticos que implementa uma metodologia de avaliação do risco para a navegação, com base na amplitude da componente vertical do movimento de um navio ao longo da sua trajectória provocado pela agitação incidente no navio. Para tal, utilizaram-se os registos do período de 1988 a 2002 da bóia-ondógrafo localizada ao largo do porto de Sines e transferiram-se esses registos para o interior do porto, utilizando dois modelos numéricos de propagação e deformação da agitação marítima (SWAN e DREAMS), inseridos no próprio sistema GUIOMAR. Com base nas condições de agitação marítima no interior do porto, o modelo numérico WAMIT foi utilizado para o cálculo dos movimentos verticais do navio. Por fim, testou-se o procedimento automático de avaliação do risco para a navegação, que considera que o grau de risco é o produto do grau atribuído à probabilidade de ocorrência de movimentos verticais de um navio que excedem limiares pré-estabelecidos pelo grau atribuído às consequências dessa excedência. O resultado desde trabalho consistiu na criação de mapas de risco para um troço de navegação junto ao molhe oeste do porto de Sines. Os recentes desenvolvimentos contribuem para que o sistema GUIOMAR constitua um sistema fiável, simples e rápido de suporte à tomada de decisão em estudos costeiros e portuários | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de risco | pt_BR |
dc.subject | Navegação | pt_BR |
dc.subject | Sistema de informação geográfica | pt_BR |
dc.subject | Porto de sines | pt_BR |
dc.subject | Guiomar | pt_BR |
dc.title | Avaliação do risco para a navegação em zonas portuárias utilizando o sistema de informação geográfica GUIOMAR. O caso de Sines | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.description.figures | 12 | pt_BR |
dc.description.tables | 6 | pt_BR |
dc.description.pages | 19p | pt_BR |
dc.identifier.seminario | MyESIG2010, Associação portuguesa de utilizadores de sistemas de informação geográfica (USIG) | pt_BR |
dc.identifier.local | Oeiras, Portugal | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NPE | pt_BR |
dc.description.year | 2010 | pt_BR |
dc.description.data | Fevereiro | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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