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dc.contributor.authorAntunes, A. L.pt_BR
dc.contributor.authorRebelo, M.pt_BR
dc.contributor.authorPatrício, J.pt_BR
dc.contributor.authorSamagaio, A.pt_BR
dc.contributor.editorLNECpt_BR
dc.date.accessioned2010-12-07T00:01:23Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-10T09:19:01Zpt_BR
dc.date.accessioned2016-06-21T10:43:17Z-
dc.date.available2010-12-07T00:01:23Zpt_BR
dc.date.available2014-10-10T09:19:01Zpt_BR
dc.date.available2016-06-21T10:43:17Z-
dc.date.issued2010-10-14pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1001276-
dc.description.abstractNa técnica do diferencial semântico, os participantes mostram a posição da sua atitude em relação ao objecto de pesquisa, numa escala de sete pontos, o que permite identificar quer a amplitude quer a direcção da atitude correspondente. As extremidades desta escala de avaliação estão ancoradas num par de adjectivos antónimos e a alternativa neutra está localizada no centro dessa escala de resposta. O resultado para cada participante é a soma das classificações obtidas em todas as escalas para um determinado estímulo, neste caso, sonoro. Neste estudo foram utilizados como objectos, registos áudio de sons de ruído de tráfego existentes em zonas urbanas, designadamente, nas cidades de Lisboa e Porto. Para o efeito foi seleccionado um conjunto de 12 sons, tendo sido efectuada uma análise dos parâmetros físicos e psico-acústicos. A avaliação da estrutura cognitiva dos indivíduos face às fontes de ruído de tráfego, foi iniciada com a determinação do valor modal associado aos 21 pares de adjectivos antónimos utilizados. Este cálculo foi efectuado separadamente para cada som presente no questionário final. De seguida foi efectuada a identificação dos pares de adjectivos aos quais correspondia um valor modal nulo. Na segunda parte do estudo foi efectuada uma análise factorial em componentes principais, de modo a extrair os factores comuns subjacentes aos 21 pares de adjectivos. Esta análise foi realizada conjuntamente para os 12 sons, e separadamente para os sons de tráfego rodoviário, tráfego ferroviário e tráfego aéreo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherLNECpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRuídopt_BR
dc.subjectTráfegopt_BR
dc.subjectRodoviáriopt_BR
dc.titleAvaliação da estrutura cognitiva dos indivíduos face ao ruído de tráfego rodoviário em zonas urbanaspt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoLNEC/DEDpt_BR
dc.description.figures0pt_BR
dc.description.tables5pt_BR
dc.description.pages8ppt_BR
dc.identifier.seminario6.º Congresso Ibérico de Acústicapt_BR
dc.identifier.localLéon - Espanhapt_BR
dc.identifier.localizacaoNAICIpt_BR
dc.description.sectorDED/NAICIpt_BR
dc.identifier.proc0809/45pt_BR
dc.description.year2010pt_BR
dc.description.data13 a 15 de Outubropt_BR
Appears in Collections:DED/NAICI - Comunicações a congressos e artigos de revista

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