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dc.contributor.authorFortunato, E.pt_BR
dc.contributor.authorPaixão, A.pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-01T14:56:22Zpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-01T10:36:29Z-
dc.date.available2021-06-01T14:56:22Zpt_BR
dc.date.available2021-07-01T10:36:29Z-
dc.date.issued2021-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace2.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1013757pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1013757-
dc.description.abstractNo âmbito Programa de Investigação e Inovação do LNEC 2013-2020 (P2I) e inserido no Programa de ID&I do Departamento de Transportes (DT), o Núcleo de Infraestruturas de Transportes tem vindo a desenvolver um projeto de ID&I designado por “Modelação do comportamento da camada de balastro ferroviário” e identificado pelo acrónimo MODER-B2 (MODElling Railway Ballast Behaviour). Os objetivos deste projeto são: i) contribuir para o aumento da eficiência do transporte ferroviário através da aplicação de métodos de análise estrutural avançados e de modelos de comportamento da via-férrea robustos, que permitam otimizar o funcionamento da infraestrutura; e ii) contribuir para a sustentabilidade das vias-férreas, estudando em profundidade a aplicação de novos materiais e tecnologias, em função das suas propriedades físicas e mecânicas, integrados na estrutura da via-férrea. Para concretizar esses objetivos têm-se desenvolvido diversos estudos baseados em experimentação laboratorial e na modelação física e modelação numérica avançada, com vista à caracterização de materiais e das estruturas que os integram. Os estudos têm incidido fundamentalmente sobre as propriedades e técnicas de caracterização dos materiais da camada de balastro e sobre o seu contributo para o desempenho da via-férrea, tendo em conta a sua importância em termos técnicos, económicos e ambientais, no ciclo de vida das infraestruturas ferroviárias. Neste documento descrevem-se atividades e apresentam-se resultados obtidos em alguns dos estudos realizados no âmbito deste projeto.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofseriesRELATÓRIO 161/2021 – DT/NIT;pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVia-férreapt_BR
dc.subjectBalastropt_BR
dc.subjectResistência Mecânicapt_BR
dc.subjectMorfologiapt_BR
dc.subjectModelação físicapt_BR
dc.subjectModelação numéricapt_BR
dc.subjectDeformação permanentept_BR
dc.titleContributos para o conhecimento das propriedades físicas e mecânicas de materiais de balastro e da sua relevância para o desempenho da via-férreapt_BR
dc.typereportpt_BR
dc.identifier.localedicaoLNECpt_BR
dc.description.commentsProjeto LNEC de ID&I “Modelação do comportamento da camada de balastro ferroviário” – MODER-B2 / NÃO RESERVADOpt_BR
dc.description.sectorDT/NITpt_BR
dc.identifier.proc0702/1102/19721pt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
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