Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1012989
Title: Análise sísmica de grandes barragens abóbada com base em modelos de EF3D. Aplicação ao caso de uma barragem com 290 metros de altura
Authors: Alegre, A.
Oliveira, S.
Keywords: Análise sísmica de barragens abóbada; Sistema Barragem-Fundação-Albufeira; Formulação coupled em pressões e deslocamentos.
Issue Date: 2019
Publisher: IST
Abstract: Neste trabalho efetuam-se estudos de simulação numérica da resposta sísmica de uma grande barragem abóbada, considerando uma dada lei de amortecimento de Rayleigh com vista a analisar a influência da cota da albufeira. A modelação do sistema barragem-fundação-albufeira é efetuada com um modelo coupled, baseado numa formulação em deslocamentos e pressões, que permite simular a interação dinâmica barragem-albufeira considerando a propagação de ondas de pressão na albufeira. A discretização do sistema coupled é efetuada utilizando elementos finitos 3D com 20 nós. A resposta sísmica é calculada por meio de integração direta no domínio do tempo com base no método de Newmark. São apresentados os resultados da análise sísmica de uma barragem com 290 m de altura, utilizando acelerogramas sísmicos em três direções, com aceleração de pico máxima de 0.3g na direção montante-jusante. Nomeadamente, analisam-se os campos de deslocamentos e de tensões no corpo da obra para diferentes cotas de água na albufeira.
URI: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1012989
Appears in Collections:DBB/NMMR - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.