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dc.contributor.authorFortunato, E.pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-25T15:41:05Zpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-05T10:27:30Z-
dc.date.available2019-11-25T15:41:05Zpt_BR
dc.date.available2019-12-05T10:27:30Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.isbn978-972-49-2280-5pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1012164-
dc.description.abstractO desempenho exigido atualmente ao transporte ferroviário e, por consequência, às vias-férreas, no que se refere à qualidade de circulação, ao volume e tipo de tráfego a suportar e à durabilidade e eficiência económica da infraestrutura, exigem que a sua conceção e construção sejam feitas com base numa abordagem mecanicista e que os processos de manutenção e de reabilitação sejam conduzidos de forma eficiente, com base nas necessidades reais e no conhecimento do desempenho da estrutura. O Programa de Investigação e o Programa de Pós-Graduação que agora se apresentam pretendem dar um contributo para aumentar o conhecimento sobre o funcionamento e o comportamento estrutural da via-férrea ao longo do ciclo de vida da infraestrutura, com vista a permitir uma conceção mais adequada, a seleção dos materiais mais adaptados e das técnicas e decisões de manutenção mais apropriadas. Apresentam-se e discutem-se diversos aspetos relacionados com a eficiência e a qualidade da operação ferroviária e com a conceção e funcionamento da via-férrea balastrada. No que se refere à substrutura e às camadas de apoio, em particular à camada de balastro, analisa-se a sua resposta às solicitações, equacionam-se os aspetos que influenciam o seu comportamento e os respetivos mecanismos de deterioração, propondo-se o desenvolvimento de linhas de investigação, de forma a contribuir para melhorar o desempenho e reduzir as incertezas associadas à determinação dos custos de manutenção da infraestrutura. Na análise do estado da arte foram identificadas quatro linhas distintas de investigação, nas quais os avanços podem contribuir para os objetivos de aumentar o conhecimento relativo ao funcionamento das vias-férreas e de permitir que essas estruturas sejam mais eficientes. Essas linhas, que são traduzidas por quatro projetos, estão relacionadas com o estudo das características dos materiais e na sua seleção recorrendo a especificações baseadas no desempenho, com a análise estrutural, com a avaliação do desempenho em operação e com o desenvolvimento de métodos eficientes de reabilitação da fundação. No Programa de Pós-Graduação são identificadas oportunidades de realização de diferentes tipos de atividades de formação pós-graduada no âmbito da execução do Programa de Investigação, designadamente um curso de pós-graduação e a elaboração de oito teses de mestrado e de duas teses de doutoramento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectVia-férreapt_BR
dc.subjectAnálise estruturalpt_BR
dc.subjectInfraestrutura ferroviáriapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectBalastropt_BR
dc.subjectPrograma de investigaçãopt_BR
dc.titleComportamento estrutural de vias-férreas balastradas. Contributos para melhorar a eficiência e a qualidade da operaçãopt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.description.sectorDT/NITpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
Appears in Collections:DT/NIT - Programas de Investigação, Teses e Trabalhos de Síntese

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