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dc.contributor.authorRodrigues, J.pt_BR
dc.contributor.authorPoseiro, P.pt_BR
dc.contributor.authorReis, M. T. L. G. V.pt_BR
dc.contributor.authorFortes, C. J. E. M.pt_BR
dc.contributor.authorTaveira-Pinto, F.pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-23T08:50:02Zpt_BR
dc.date.accessioned2018-03-01T15:37:29Z-
dc.date.available2017-10-23T08:50:02Zpt_BR
dc.date.available2018-03-01T15:37:29Z-
dc.date.issued2014-10pt_BR
dc.identifier.isbn978-989-99439-0-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1009954-
dc.description.abstractO fenómeno de galgamento representa uma das maiores preocupações nas zonas costeiras e portuárias na medida em que o seu impacto tem implicações ao nível da segurança das pessoas, bens, equipamentos e infraestruturas localizadas nas zonas protegidas por estruturas marítimas, bem como da segurança e funcionalidade das próprias estruturas, com importância ao nível socioeconómico. Com o presente estudo pretende-se aplicar a metodologia desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) (Reis et al., 2011; Santos et al., 2011; Neves et al., 2012a e Rocha et al., 2013) para a avaliação do risco de galgamento de estruturas portuárias ao porto de Ponta Delgada, nos Açores. Esta avaliação implica uma caraterização adequada dos estados de mar junto das estruturas baseando-se num período de trinta e quatro anos (1979 – 2013) de dados de agitação marítima e de nível de mar e foi realizada para doze secções transversais. A metodologia de avaliação do risco é efetuada em três fases: caraterização da agitação incidente nas estruturas do porto; cálculo do galgamento; avaliação do risco de galgamento que inclui a avaliação da probabilidade de ocorrência de galgamentos (acima de um certo limiar predefinido), assim como a avaliação das consequências dessas ocorrências. Os resultados da aplicação desta metodologia de avaliação do risco são apresentados sob a forma de mapas de consequências e de risco, ferramentas importantes para o planeamento de operações e de futuras intervenções no porto de Ponta Delgada. Palavras-chave: Risco, galgamento, inundação, portos, estruturas marítimas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherFEUPpt_BR
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/120702/PTpt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectRiscopt_BR
dc.subjectGalgamentopt_BR
dc.subjectInundaçãopt_BR
dc.subjectPortospt_BR
dc.subjectEstruturas marítimaspt_BR
dc.titleAvaliação do risco de galgamento: O Porto de Ponta Delgadapt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.description.pages10ppt_BR
dc.identifier.localFaculdade de Engenharia da Universidade do Portopt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.identifier.conftitle9as Jornadas de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambientept_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
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