Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1008046
Title: Estudo da durabilidade de RCD e do ASIC para aplicação na camada de drenagem e recolha dos lixiviados em aterros de resíduos
Other Titles: Durability study of C&DW and ISAC for application in the leachate
Authors: Rodrigues, G.
Roque, A. J.
Silva, A. P.
Keywords: escória de aciaria;resíduos de construção e demolição;durabilidade;reciclagem
Issue Date: 2014
Publisher: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Citation: Rodrigues, G.M., ROQUE, A.J. e Silva, A.P. F. da (2014). Estudo da durabilidade de RCD e do ASIC para aplicação na camada de drenagem e recolha dos lixiviados em aterros de resíduos. Revista Geotecnia, Sociedade Portuguesa de Geotecnia, n.º 132, pp. 41-67.
Abstract: A valorização de resíduos em obras de engenharia civil representa uma importante vantagem ambiental e económica. Neste contexto, contribui-se com a avaliação da viabilidade técnica da aplicação de um agregado reciclado de betão britado – ABRCD, resultante do processamento de resíduos de construção e demolição – RCD, e de um agregado siderúrgico inerte para a construção – ASIC, processado a partir de escórias de aciaria de forno de arco elétrico – FAE, na construção da camada de drenagem e recolha dos lixiviados existente nos aterros de resíduos. No artigo apresentam-se e analisam-se os resultados do estudo da durabilidade dos dois agregados reciclados em contacto com água e com um lixiviado recolhido num aterro de resíduos sólidos urbanos. Nesta avaliação foi relevante o comportamento observado com dois agregados naturais, o basalto – BAS e o calcário – CAL. Conclui-se que, nas condições de ensaio adotadas e numa perspetiva de durabilidade, os dois materiais apresentam comportamento que perspetiva a sua reciclagem na construção da referida camada, bem como em obras geotécnicas e infraestruturas de transporte em geral.
URI: http://columba.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1006665
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1008046
ISSN: 0379-9522
Appears in Collections:DG/NGEA - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo GR_Revista Geotecnia_132_2014.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.