Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005296
Title: Comunidades urbanas na orla costeira: a metodologia multicritério ahp (analytic hierarchy process) para a construção de um índice de vulnerabildade social face à ação marítima
Authors: Craveiro, J.
Freire, P.
Oliveira , F.
Sancho, F. E.
Keywords: Gestão do risco;Erosão e inundação costeiras;Ética ambiental
Issue Date: 26-Oct-2013
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão - ISEG/SOCIUS
Citation: Craveiro, J.L.; Antunes, O.; Freire, P.; Oliveira, F.; Almeida, I.D.; Sancho, F. (2012). Comunidades urbanas na orla costeira: a metodologia multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process) para a construção de um índice de vulnerabilidade social face à agitação narítima. 2º Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social. ISEG, Lisboa, Portugal, 25-27 outubro.
Abstract: O artigo resume uma aplicação da metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process) como metodologia multcritério para a seriação e ponderação de diversa informação recolhida, tendo em vista a construção de um índice de vulnerabilidade social face à erosão costeira e galgamento oceânico. A metodologia AHP, desenvolvida na década de 70 do século passado por Thomas Saaty para a tomada de decisão sobre opções estratégicas empresariais e económicas, tem sido especialmente adaptada para os mais diversos fins, como para a ponderação de fatores de risco ambiental e a hierarquização de elementos de vulnerabilidade social e suscetibilidade territorial. O presente artigo recorre a uma adaptação da metodologia e discute o desenvolvimento de estudos a desenvolver com base nos seus resultados.
URI: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005296
Appears in Collections:DED/NUT - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joaocraveiro2.pdf460.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.