Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1004612
Title: Entre as formas de ocupação informal da cidade e o (re)pensar das práticas de urbanismo: contributos de uma antropologia do espaço
Authors: Menezes, M.
Keywords: Informal;Cinético;Espacialidade;Micro-processos sociais;Antropologia do espaço
Issue Date: Mar-2013
Publisher: LNEC
Citation: Menezes, Marluci (2013). Entre as formas de ocupação informal da cidade e o (re)pensar das práticas de urbanismo: contributos de uma antropologia do espaço. In Livro de Atas do 2º CIHEL, RNI 88, LNEC: Lisboa. p. 178 (artigo completo editado em CDrom)
Abstract: Observar, descrever e analisar contextualmente os micro-processos sociais de adaptação, inovação e invenção de espacialidades e ambiências sociais cinéticas – que sucedem das experiências informais de ocupação do espaço urbano –, insinuam o papel que a antropologia do espaço pode ter como contributo para a (re)invenção das práticas de urbanismo. No sentido de enfatizar esta perspetiva de abordagem e análise, como campo empírico de reflexão considera-se alguns aspectos socio-espaciais observados em espacialidades e ambiências sociais constituídas em territórios “informais” da Cidade da Praia – Ilha de Santiago – e de Sal Rei – Ilha de Boa Vista, em Cabo Verde. Propõe-se discutir determinados aspectos das várias dimensões que constituem o campo da relação entre soluções técnicas de intervenção e modelos de ocupação social do espaço. O objetivo é identificar certas dinâmicas e aspectos socio-espaciais da cidade informal que, entretanto, possam nutrir o desenvolvimento de estudos – a explorar e aprofundar futuramente – ligados ao campo da antropologia do espaço.
URI: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1004612
ISBN: 978-972-49-2251-5
Appears in Collections:DED/NUT - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Menezes_C17_ CIHEL02.pdf481.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.