Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1004462
Title: Reciclagem do ASIC e de RCD na camada de drenagem dos aterros de resíduos – Avaliação da suscetibilidade à degradação
Authors: Rodrigues, G.
Keywords: Escória de aciaria de fae;Rcd;Reciclagem;Durabilidade;Camada de drenagem;Aterros de resíduos
Issue Date: Sep-2012
Citation: Rodrigues, G. M. (2012). Reciclagem do ASIC e de RCD na camada de drenagem dos aterros de resíduos - Avaliação da suscetibilidade à degradação. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Caparica, 262 p.
Abstract: A suscetibilidade à degradação de dois agregados reciclados, provenientes de escórias de aciaria de Forno de Arco Elétrico - FAE, e de Resíduos de Construção e Demolição - RCD, foi avaliada com o objetivo de promover a sua valorização na camada de drenagem do sistema de proteção basal dos aterros de resíduos. O estudo utilizou, como base, o ensaio de Desgaste em Meio Aquoso - DMA, da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas, mas foi executado sob condições mais agressivas que as previstas no método. Para tal, usou-se ainda um lixiviado como meio aquoso adicional recolhido num aterro de resíduos, acidificado de 7,6 para 5,5, e aos dois ciclos de rotação, cada um com 200 rotações, seguiu-se um terceiro ciclo de 600 rotações. A influência do tempo no comportamento dos dois materiais foi avaliada mediante a sua imersão prévia por um período de 15 dias no lixiviado. Como referência para o comportamento dos dois materiais, os mesmos ensaios foram realizados com água. Os resultados são comparados com o comportamento de dois agregados naturais, o basalto e o calcário, testados em condições idênticas. Em complemento aos ensaios de desgaste procedeu-se, antes e após a sua realização, à caracterização petrográfica e à caracterização física dos quatro materiais ensaiados. Os resultados obtidos evidenciam a adequabilidade dos materiais para a aplicação estudada.
Description: Este registo pertence ao Repositório Científico do LNEC
URI: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1004462
Appears in Collections:DG/NGEA - Programas de Investigação, Teses e Trabalhos de Síntese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert_Geotecnia_GR.pdf10.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.