Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1004352
Title: Análise sociodemográfica de setores de sistemas de distribuição de água: uma abordagem sistematizada para caracterização de consumos domésticos
Authors: Mamade, A.
Loureiro, D.
Rebelo, M.
Santos, A.
Covas, D.
Coelho, S. T.
Keywords: Caracterização sociodemográfica;Censos;Setores de rede;Sistemas de distribuição de água;Sistemas de informação geográfica (sig)
Issue Date: Oct-2012
Publisher: APESB
Abstract: A presente comunicação tem como objetivo apresentar os resultados da análise sociodemográfica de cerca de 100 setores de rede de sistemas de distribuição de água. Aplicou-se uma metodologia geral, que foi melhorada neste estudo, e que tem por base uma ferramenta de geoprocessamento desenvolvida num Sistema de Informação Geográfica (SIG). Esta permite o cálculo automático de um conjunto de índices sociodemográficos (SD) em setores de rede pertencentes a diferentes sistemas de distribuição e regiões do País. Estes índices resultam do cruzamento entre dados dos Censos e dados de infraestrutura e de faturação de sectores de rede. Os índices foram posteriormente analisados recorrendo a técnicas estatísticas de análise multivariada. Os resultados da análise fatorial em componentes principais mostraram que os índices mais relevantes para a caracterização sociodemográfica de sectores de rede são: mobilidade económica, mobilidade da população ativa, mobilidade social, famílias com 1-2 elementos, famílias com idosos, permanência em casa e idosos. Estes permitiram agrupar os setores de rede de acordo com dois segmentos populacionais distintos: um caracterizado por uma população mais jovem em trajetória social e económica ascendente (famílias em mobilidade ascendente) e outro com uma população mais envelhecida (famílias idosas). Estes resultados terão com certeza repercussões significativas e igualmente distintas ao nível do consumo doméstico de água e são importantes para explicar os consumos atuais, para a sua previsão e para o planeamento de novos setores de rede. No âmbito do estudo em curso, os resultados obtidos serão utilizados para a classificação e previsão de consumos de água em setores de rede.
URI: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1004352
Appears in Collections:DHA/NES - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
055_Artigo_055_Análise sociodemográfica de setores de sistemas de distribuição de agua.pdf561.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.