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dc.contributor.authorGomes, R.pt_BR
dc.contributor.authorPinto, A.pt_BR
dc.contributor.authorPina dos Santos, C.pt_BR
dc.contributor.editorLNECpt_BR
dc.date.accessioned2013-01-09T17:21:39Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-10T09:18:57Zpt_BR
dc.date.accessioned2016-06-21T10:42:56Z-
dc.date.available2013-01-09T17:21:39Zpt_BR
dc.date.available2014-10-10T09:18:57Zpt_BR
dc.date.available2016-06-21T10:42:56Z-
dc.date.issued2012-12-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1004335-
dc.description.abstractTem-se registado um aumento continuado dos consumos de energia nos edifícios em Portugal, sustentado em parte, pela alteração dos padrões de conforto e a utilização cada vez maior de equipamentos. As preocupações de conservação de energia e da eficiência energética, quer na perspetiva de redução do impacte ambiental, quer da dependência energética externa, conduziu a União Europeia à publicação da Diretiva sobre a eficiência energética nos edifícios em 2002 e à sua recente reformulação em 2010. A eficiência energética nos edifícios envolve uma componente tecnológica e aspetos comportamentais dos ocupantes. As escolas, atendendo à sua utilização predominantemente diurna, são edifícios cujo consumo de energia pode ser minimizado através de uma envolvente adaptada ao clima e de uma adequada utilização pelos seus ocupantes. Encontra-se a decorrer um projeto de investigação no qual se está a estudar uma escola secundária de Lisboa, remodelada ao abrigo do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário, dirigido pela Parque Escolar, E.P.E. Este projeto, entre outros objetivos, visa avaliar a influência de fatores relevantes no consumo de energia da escola e identificar medidas de melhoria de conforto dos seus utilizadores. Com a remodelação da escola em estudo, a envolvente dos edifícios foi objeto de alterações significativas, realçando-se: a melhoria do isolamento térmico das paredes, da cobertura e das janelas e a alteração de janelas e dos respetivos dispositivos de proteção solar. Para assegurar a satisfação dos requisitos regulamentares foram instalados sistemas de climatização na maioria dos espaços interiores. Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos da simulação térmica computacional de um bloco da escola. Foram analisados diferentes cenários comportamentais adotados (ou a adotar) pelos ocupantes, ao nível da atuação de portas e janelas (ventilação passiva); da atuação da proteção solar (ganhos térmicos e iluminação natural) e da iluminação artificial. Em função desses resultados foi avaliado o impacte dos diferentes cenários estudados nas condições de conforto, qualidade do ar interior e nos consumos energéticos estimados. As conclusões deste artigo apontam para um potencial de poupança energética reduzido, mas também para o estabelecimento de práticas de funcionamento da escola e comportamentais que asseguram uma boa qualidade do ar e o conforto térmico dos seus ocupantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherLNECpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConforto térmicopt_BR
dc.subjectVentilaçãopt_BR
dc.subjectQualidade do ar interiorpt_BR
dc.subjectSimulação numéricapt_BR
dc.titleDesempenho térmico e qualidade do ar interior de salas de aula de uma escola secundáriapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoLNECpt_BR
dc.description.figures4pt_BR
dc.description.tables5pt_BR
dc.description.pages12ppt_BR
dc.identifier.seminarioCongresso Construção 2012pt_BR
dc.identifier.localCoimbrapt_BR
dc.identifier.localizacaoDED/NAICIpt_BR
dc.description.sectorDED/NAICIpt_BR
dc.description.year2012pt_BR
dc.description.data18 a 20 de dezembropt_BR
Appears in Collections:DED/NAICI - Comunicações a congressos e artigos de revista

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