Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1000984
Title: A utilização dos agregados siderúrgicos inertes para a construção em obras geotécnicas – Perspectiva geomecânica.
Other Titles: Use of national inert siderurgical aggregates for construction in geotechnical works – Geomechanical overview
Authors: Ferreira, S.
Gomes Correia, A.
Roque, A. J.
Cavalheiro, A.
Keywords: Valorização;Resíduos;Escórias de aciaria;Ensaios laboratoriais;Geotecnia
Issue Date: 26-Apr-2010
Publisher: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Citation: Ferreira, S., Gomes Correia, A., ROQUE, A.J. e Cavalheiro, A. (2010). A utilização dos agregados siderúrgicos inertes para a construção em obras geotécnicas – Perspectiva geomecânica. XII Congresso Nacional de Geotecnia, SPG, Universidade do Minho, Guimarães, 26-29 Abril, pp. 2079-2088.
Series/Report no.: XII Congresso Nacional de Geotecnia;
Abstract: Actualmente, existe uma forte pressão para a utilização de materiais alternativos em construções de infraestruturas de transporte e obras geotécnicas, uma vez que, a possibilidade de uma eventual reutilização privilegia as questões ambientais, traduzindo-se na redução de depósitos e na minimização de exploração de materiais naturais. Neste trabalho apresenta-se a caracterização geomecânica dos Agregados Siderúrgicos Inertes para a Construção (ASICs) e comparam-se os resultados obtidos com os previstos em especificações nacionais para as camadas estruturais dos pavimentos. Da análise dos resultados, verifica-se que os ASICs apresentam melhores propriedades mecânicas do que os materiais naturais. Além disso, os ensaios empíricos, unicamente válidos para os materiais e para as condições em que foram desenvolvidos, quando aplicados aos ASICs devem ser analisados com algumas reservas.
URI: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1000984
ISBN: 978-972-40-4214-5
Appears in Collections:DG/NGEA - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2079-2088_reis-utilização_aroque.pdf143.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.